quinta-feira, 16 de julho de 2009

UM FUTURO PARA OS JOVENS DO PRESENTE !

Justificativa:
Considerando a carência de cursos de iniciação profissional, capacitação e qualificação em nossa região, considerando a necessidade de que sejam ofertadas estas oportunidades de educação em curtíssimo tempo e, considerando a disponibilidade desta possibilidade através do sistema de Educação à Distância OnLine, ministrados por instituições de excelência dentro do cenário nacional, tais como Senai, Sebrae, CIEE dentre outros, apresentamos de público, a singela proposta que se segue, deixando bastante claro que a mesma é susceptível de melhoras. E necessariamente precisa sensibilizar ao Executivo Municipal, que deverá vir a ser seu fomentador, passando por aprovação do Poder Legislativo, ou seja cumprindo os trâmites legais, em caráter de urgência.


Finalidade:
Ofertar aos jovens de Angra dos Reis, principalmente aos menos favorecidos tecnologicamente, que não dispõem de um computador próprio , acesso em banda larga, a cursos de INICIAÇÃO PROFISSIONAL, CAPACITAÇÃO e QUALIFICAÇÃO, em ambiente propício aos estudos, ministrados por instituições de excelência, conforme descritas em parágrafo anterior, propiciando aos mesmos educação profissional de qualidade. Motivando-os assim a darem continuidade aos estudos, se preparando para o mercado de trabalho bem como, para a seleção nos cursos técnicos regulares a serem iniciados com o Cefet e o Senai, por exemplo.

Estrutura:
Após os devidos contatos entre a PMAR e as instituições responsáveis por ministrarem os cursos escolhidos e incluídos na nova grade de EDUCAÇÃO À DISTANCIA ON LINE, se utilizaria da rede do PROJETO TECLAR, abrindo espaço para pelo menos duas turmas em cada turno ( cada aula dura em média 01 hora), onde os alunos deverão contar com um supervisor de sala, o chamemos assim, conhecedor de todas as operacionalidades do sistema de cada instituição.. Não cabendo ao mesmo informar sobre o conteúdo dos cursos. As dúvidas e perguntas são feitas online com tutores e/ou via e-mail. Os cursos de INICIAÇÃO PROFISSIONAL têm duração em média de 01 mês, os de APERFEIÇOAMENTO de 50 a 70 horas, os de QUALIFICAÇÃO 01 ano. Não trataremos neste momento dos Cursos Técnicos, além dos de Pós Graduação.
Paralelamente deverá ser identificada a demanda e providenciada a locação ou construção de novos espaços para a ampliação da oferta.

Abrangência:
Considerando inicialmente as primeiras turmas, inseridas na estrutura do Projeto Teclar, com duas aulas em cada turno; considerando que o número de máquinas disponíveis hoje beira a 100 unidades, em diversos pólos pelo município, teríamos:

100 máquinas x 06 turmas = 600 alunos capacitados /mês.

Portanto se considerássemos o início em primeiro de Setembro, teríamos:

600 alunos/mês x 04 meses = 2.400 alunos capacitados até o final do ano de 2009.

Com a expansão da Estrutura, digamos 200 máquinas disponíveis /ano , poderíamos entre, INICIAR, APERFEIÇOAR e QUALIFICAR, abrangermos a uma média de 12.000 alunos /ano.

Considerando que a tendência, além da entrada de novos seria o prosseguimento dos em curso, em dois a três anos teríamos um quantitativo de jovens aptos a participarem da disputa do mercado de trabalho em condições bastantes mais favoráveis que hoje em dia. Perceberíamos com certeza uma diminuição nos índices de violência juvenil e da ociosidade, tirando das ruas muitos jovens.

Exemplificação dos Cursos:
As opções são bastante variadas, inclusive, cabe ressaltar que os alunos de uma mesma turma não necessariamente precisam estar fazendo o mesmo curso, haja visto que, os mesmos são on line e individuais. A titulo de exemplo citamos algumas especialidades:

- Segurança do trabalho
- Meio Ambiente
- Tecnologia da Informação
- Empreendedorismo
- Legislação Trabalhista
- Instrumentação Industrial
- Gerenciador de Redes com Windows NT
- Montagem e Manutenção de Redes
- Turismo
- Gás e Petróleo, enfim uma gama de oportunidades


Custos:
Não atribuiremos valores neste quesito mas, pode ser entendido como bastante baixo face aos objetivos que poderia estar sendo alcançado, não só pela qualidade da educação oferecida, bem como pela expressiva quantidade de jovens beneficiados.Somente a título de termos uma visão desta despesa, poderíamos imaginar a passagem de cada aluno, a aquisição de novas máquinas, a ampliação das salas quando possível ou abertura de novas, Nada que possa ser transformado em empecilho financeiro para inviabilizar, seja esta, ou outra iniciativa qualquer que viesse proporcionar tamanho horizonte para nossos juntos e consequentemente para toda a sociedade. Além do que as empresas possíveis de se tornarem parceiras tais como: PETROBRÁS, ELETRONUCLEAR, BRASFELS, GRANDES HOTEIS, entre outras poderiam financiar sem que viesse a pesar em seus orçamentos, isto sem considerarmos o dinheiro das contra partidas da ELETRONUCLEAR.

Portanto, custo/benefício:
O grande incentivador de UM FUTURO PARA OS JOVENS DO PRESENTE.

Cláudio Erick, Técnico Industrial em Eletrotécnica.
Secretário do PDT – Angra dos Reis.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cláudio Érick,

Parabéns pela postagem e principalmente pelo projeto.

Concordo que o custo do projeto é relativamente baixo, perto dos benefícios que poderiam gerar aos jovens do nosso município. Leve ainda em consideração a baixa do dólar, um fator positivo, que com certeza, tornam os custos ainda mais baixos neste momento. Computadores utilizam peças fabricadas no exterior que são importadas pelos comerciantes brasileiros, e nossa moeda no momento possui o maior "poder de compra" dos últimos 10 anos.

Conclusão: a hora é agora, de promover "um futuro para os jovens do presente".

Seu projeto é 100% viável e relevante.

Um grande abraço.

Angrense, Nascido e Criado

claudio gonzaga disse...

Claudio Erick, amigo velho,

parabéns pelo blog e pela luta incessante. Só vamos conseguir realmente fundar um estado democrático de direito, quando os dirigentes de nosso Brasil - União, Estados e Municípios - entenderem que Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Brizola e uns outros poucos estavam certos ao radicalizarem com a necessidade de educar as nossas crianças, a nossa gente.
Um grande abraço e siga na luta.
Claudio Gonzaga

Anônimo disse...

Interessante.
Existem diversos cursos prontos de organizações prestigiadas, gratuitos,com certificado. Bastaria um ambiente de aprendizado com tutores sendo facilitadores no processo.